Como Emagrecer se Alimentando Bem com a Dieta Paleo

como emagrecer se alimentando bem com a dieta paleo

Basicamente e em resumo, podemos dizer que a dieta paleolítica é a melhor dieta para os humanos com base em exigências nutricionais estabelecidas durante um microevolutivo caminho (se comparado à evolução humana) para seu estado atual. Isto é, a dieta biologicamente apropriada para todos nós.

Acho que poderíamos simplificar ainda mais, dizendo que a dieta paleo é o tipo de alimentação que os seres humanos seguiram quando ainda viviam em cavernas e sempre estavam se deslocando de um lugar para o outro. Imagine-se nessa situação: sem casa e ter que caçar ou coletar o que você vai comer todos os dias da sua vida. Isso, caro leitor, é basicamente o que queremos dizer com a dieta paleolítica.

Dieta paleo e seu estilo de vida

Definição
Tomando como referência o momento em que o homem era nômade e vivia em cavernas e o tempo durante o qual ele foi desenvolvido à agricultura, obrigando-o a ficar em um lugar, poderíamos dizer que a dieta Paleo é um estilo de alimentação simples que é baseada em alimentos que estão dentro do primeiro período (carne, peixe, frutos do mar, ovos, nozes, legumes, raízes, frutos, bagas, cogumelos, etc.) e fora do segundo (grãos, laticínios, leguminosas, batatas, açúcar, alimentos processados, etc).

A Teoria do Forrageamento Ótimo diz que nossos ancestrais comiam principalmente alimentos que eram mais fáceis de caçar e se reuniam em um local específico em um dado momento, porque eles eram nômades, e como tal se adaptaram a diferentes misturas de alimentos, isto é, estipula-se que o forrageamento do organismo é de certa forma um meio de maximizar sua absorção de energia por unidade de tempo.

Dicas para a sua dieta Paleo

Então, vamos ver algumas dicas para a sua dieta e ir delineando e migrando para o modelo Paleolítico.

Sob o conceito paleo, as quantidades consumidas em cada ingestão é determinada por cada indivíduo, você pode ingerir alimentos pesados à vontade como carnes, ingerir frutas e muitos vegetais, se preferir, desde que os alimentos sejam paleos. Frutas em modelo Paleolítico eram amargas e menores, como amoras, as famosas famílias berries, cheias de antioxidantes.

Devemos incluir na nossa dieta a ingestão de gorduras naturais (azeite, óleo de palma, óleo de coco, óleo de abacate, banha de porco, ghee, manteiga) e oleaginosas (coco, amêndoas, avelãs, macadâmia, entre outros). Os óleos industriais passados por altas temperaturas são totalmente excluídos da paleo.

A carne de caça seria o ideal, mas como um substituto prático pode usar carne de pasto (bovinos alimentados com capim) porque a grama é necessária para obter o equilíbrio certo de ácidos graxos ômega 3 (a partir de plantas verdes) e ácidos graxos ômega 6 (sementes).

Tanto quanto possível, tente incluir órgãos de carnes (coração, rins). Abomine a todo o custo carnes processadas. A ingestão de gorduras animais alimentados com capim não deve ser restrito. Ou seja, consome-se livremente (e desde que você também siga os conselhos acima, esqueça os mitos de colesterol bom e ruim). Talvez você possa estar ainda intrigado sobre esse assunto, se ainda estiver, aconselho ler o livro do Gary Taubes,  intitulado “Good Calories, Bad Calories” (Boas calorias, más calorias).

como emagrecer se alimentando bem com a dieta paleo

Tente comer peixes capturados na natureza não criados em viveiros.

Para todo o resto, é recomendável alimentos orgânicos, já que são os melhores pelo fato de não obter contaminantes alimentares.

Aos poucos, adotando a dieta Paleo…
Se há uma coisa difícil, e eu acho que não é nenhuma surpresa para ninguém, é que a alimentação moderna está mudando radicalmente a forma de como estamos nos tornando, mais enfermos e tudo isso, de forma violenta por se tratar de um período muito curto, estamos à beira de uma crise de saúde global. Bom, daí vem a perguntinha básica: Por onde eu começo com a paleo? Como posso emagrecer, de forma saudável e me alimentando bem? Simples, é usar o princípio da substituição dos alimentos modernos para os paleos.

A ideia é a seguinte:
Veja o que comer na dieta paleo,  tome nota de cada elemento que compõe e veja o que é aceitável para você nessa transição inicial (isso inclui até mesmo a quantidade do sal ingerido).

Não se preocupe em comer em cada 3 horas, ser paleo é comer quando você está com fome.

Prepare uma lista de coisas que você precisa comprar no supermercado, baixe seu guia de compras gratuitamente aqui e  mãos a obra!

Lembre-se de não colocar nada no carrinho que não seja paleo, pois assim não irá ficar na tentação.

Procedendo gradualmente e substituindo cada elemento em um período não muito curto, iniciando um menor impacto em termos de rotina, sem estresse e sem pressa, você ira se tornar um adepto a paleo sem sacrifícios e privações como acontece na maioria das dietas, “go with the flow!” Siga o fluxo!